Temos como objetivo a inclusão social por meio da prática esportiva, contribuir para melhorar a qualidade de vida das crianças, sendo uma alternativa para preservá-las do mundo da criminalidade.
O Projeto Esportivo Craques da Superação proporciona benefícios, não apenas no esporte, mas no social, desenvolvimento físico e melhoria no aprendizado escolar. Visa estimular e despertar talentos, dando inicio a uma formação profissional.
O Projeto proporcionará à população a alegria de realizar eventos com disputa de futebol de campo com a categoria de base, de time de outras cidades com a participação de ambos os sexos (masculino e feminino), com a idades de 7 a 12 anos para futuro jogadores e dos 13 aos 17 anos para futuro árbitros centrais e árbitros assistentes.
Queremos que, por meio deste projeto, a cidade venha ser reconhecida com os novos talentos que surgiram. As crianças passarão por um processo, com a duração de longo prazo até completar a idade de 17 anos, assim eles desenvolverão habilidades e terão uma preparação para um futuro melhor.


Cosme Tavares
Presidente
"O futebol é o esporte mais popular no Brasil e no mundo. Surgiu na Inglaterra, e a primeira partida oficial foi realizada no ano de 1863. no Brasil, Charles Miller introduziu oficialmente o esporte em 1894, no Rio de Janeiro. A ONG Esportiva Infanto Juvenil Centro De Formação, através do “Projeto Esportivo Craques da Superação”, visa promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens com idades entre 7 e 17 anos, por meio do esporte, com o foco no futebol de campo. Esse trabalho fará uma transformação na qualidade de vida dessas pessoas, conscientizando, capacitando e mostrando a elas como os valores, atitudes, disciplina e determinação podem impactar suas vidas. O projeto reconhece que as FAMÍLIAS e a SOCIEDADE estão perdendo nossas crianças e adolescentes para o mundo da criminalidade. O esporte e a educação é o melhor caminho para ajudá-los a descobrirem seus talentos e habilidades, gerando oportunidades para que possam crescer e se desenvolverem como cidadãos e profissionais independentemente da área. O hora é agora!”

“A prática esportiva, o estímulo ao futebol dentre outras atividades físicas, sem dúvidas trazem muitos benefícios as pessoas, pois além de resultados positivos na saúde, a qualidade de vida também muda. O "Projeto Esportivo Craques da Superação", tem como prioridade a transformação social de crianças e jovens Itambeenses, bem como, desenvolver nestes, habilidades como aprender a conviver, respeito mútuo, autoconfiança, disciplina, aperfeiçoamento de habilidades motoras, tudo que possa fazer destes craques, futuros protagonistas de uma sociedade justa e inclusiva.”.
Severina Alves
Vice Presidente
ITAMBÉ / PE

O distrito de Itambé foi criado por carta Régia de 06 de janeiro de 1789 e por Lei provincial nº1.055, de 06 de junho de 1972. Aniversário de Emancipação Política: 03 de agosto de 1892.
Foi elevado a categoria de vila por Lei provincial nº720, de 20 de maio de 1867, - data de criação do Município - desmembrado de Goiana e Nazaré (hoje Nazaré da Mata); posteriormente, em 04 de fevereiro de 1879, pela Lei nº1.318, foi classificada como agosto de 1892, tornando-se Município autônomo.
Segundo o boletim do Ministério de Trabalho Industria e Comercio, nº17, de janeiro de 1936, a vila de Itambé foi instalada em 01 de fevereiro de 1938. A denominação de Itambé foi mudada para També pelo Decreto-Lei estadual nº235, de 09 de dezembro de 1938.
Posteriormente, voltou a antiga denominação de Itambé pela Lei nº7.006, de 02 de dezembro de 1975 (ver diário oficial de 03 de janeiro de 1976), que por ser original, deve ser perpetuada. O capitão-general André Vidal de Negreiros, um dos restauradores de Pernambuco do domínioholandês, instituiu uma capela sob a invocação de Nossa senhora do Desterro, no território compreendido no atual município, dando para seu patrimônio todo o terreno da então freguesia. Por provisão do primeiro bispo da diocese, Dom Estevam Brioso de Figueiredo, datada de janeiro de 1789, foi elevada a Igreja Paroquial Curada, desmembrando-se da freguesia, de Goiana, a que pertencia. O antigo povoado denominado desterro, formado então em torno da igreja, acha-se hoje quase desaparecido.
Pela Lei provincial nº1.055, de 05 de maio de 1872, já referida, a sede da freguesia foi transferida da povoação Desterro para Itambé, ficando como matriz a igreja de Santo Antônio.
Crescendo. pouco a pouco, o povoado de Itambé tornou-se em breve um grande centro da população.
O nome Itambé e vocabuloindigena, significando "Pedra Afiada","Pedra de Amolar", que foram usadas em isqueiros, donde, posteriormente, também, a deniminação de "Pedras de Fogo", nome, alias, porque e conhecida a localidade paraibana, que lhe fica ao norte, cujas ruas são contiguas as da cidade de Itambé.
Administrativamente, o município é formado pelos distritos: Itambé(Sede), caricé e Ibiranga. Anualmente, no dia 03 de Agosto, Itambé comemora a emancipação política.
Limite municipais
Norte: Estado da Paraiba
Sul: Aliança e Condado
Leste: Goiana
Oeste: Camutanga e Ferreiros
Distritos: Itambé, Caricé, Ibiranga
Povoados: Cubinha
Aspectos culturais
Feiras livres: segunda feira
Padroeira: Nossa senhora do desterro (02/02)
Festas: Carnaval; Festas juninas; Nossa senhora do desterro
Sítios históricos
Local:
distrito de Caricé: capela Nossa senhora do Rosário
Zona Rural: Ruínas da capela de Nossa senhora do deterro
Zona Rural: Engenho são sebastião/ casa grande e capela
